segunda-feira, 9 de junho de 2008

Visita de Estudo do Clube "Amigos da Biblioteca"


Na passada sexta-feira, dia 6 de Junho, o Clube dos Amigos da Biblioteca realizou, no âmbito do Plano Anual de Actividades, uma visita de estudo a Beja - Biblioteca Municipal José Saramago e Museu Regional Rainha D. Leonor.
A visita contou com a participação de 19 alunos, do segundo e terceiro ciclos e teve como principal objectivo: consciencializar os alunos para a importância das bibliotecas, proporcionando um contacto com bibliotecas de maiores dimensões e suas actividades.
Na Biblioteca Municipal, o grupo pode conhecer os seus diferentes espaços: multimédia, acervo geral, reservados, periódicos (jornais e revistas), auditório, cafetaria, literatura infanto-juvenil... Neste último, os alunos ouviram contar alguns contos de autores portugueses, nomeadamente A Tia Miséria do Cancioneiro Tradicional. No espaço da cave, onde normalmente se realiza o encontro anual de Contadores de Histórias "Palavras Andarilhas", os alunos desenvolveram diversas actividades, centradas na leitura e interpretação de poemas de autores portugueses assim como na observação de fotografias e imagens.
A participação dos alunos foi muito positiva tendo em conta o interesse e empenho demonstrados na realização das actividades propostas.
De registar ainda, a disponibilidade e a forma como o grupo foi recebido, assim como as actividades proporcionadas ao grupo pela animadora Luzia, ficando aqui registado o nosso agradecimento.
Na parte da tarde, o grupo visitou o Museu Distrital, tendo tomado contacto com a história local e regional, nomeadamente com a figura de Soror Mariana Alcoforado.




foi acompanhado pela animadora Luzia, a qual

O Passeio dos Livros


No âmbito do Plano Nacional de Leitura, o Pré-Escolar desenvolveu esta actividade, que consistiu na criação de um saco, elaborado pelas crianças, onde se transportava um livro e um caderno, que circulou ao longo do ano lectivo por todos os alunos. Este saco era levado por cada criança, diariamente, sendo a história contada, em casa, por um dos elementos da família. O aluno fazia então o comentário da história, que era registado no respectivo caderno, pelo familiar e ilustrado pelo próprio aluno.