sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Resultados do concurso do Dia de São Valentim

Uma palavra de agradecimento a todos os participantes.
Apesar desta actividade ter ficado um pouco aquém das nossas expectativas, no que concerne aos textos apresentados, a equipa da Biblioteca, tendo em conta critérios de simplicidade, originalidade e criatividade escolheu os trabalhos dos seguintes alunos:
1º Lugar: Gonçalo



2º Lugar: Francelino3º Lugar: Marco








Parabéns e... bons manoricos!


























































A Equipa da Biblioteca

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008




"O amor é uma companhia." Fernando Pessoa


"AMOR É FOGO QUE ARDE SEM SE VER..." Luis de Camões


"Beija-me as mãos, Amor, devagarinho" Florbela Espanca

O DIA DOS NAMORADOS OU DE SÃO VALENTIM

No Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim, celebra-se a união amorosa entre casais, através da troca de cartões com mensagens românticas e presentes (caixas de bombons, por exemplo).
Hoje as mensagens via movel ou internet superam em muito as antigas e tradicionais.
Mas qual a origem deste dia?
No tempo dos Romanos, o imperador Claudius II, proibiu a realização de casamentos, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército, uma vez que acreditava no facto dos jovens sem família se alistariam nas legiões com maior facilidade.
Opondo-se a esta decisão, um bispo romano de nome S. Valentim continuou a celebrar casamentos em segredo. Ao ser descoberto, foi preso e condenado à morte. Enquanto esperava pelo dia do "Juizo Final" recebeu várias manifestações de apreço - flores e bilhetes, de jovens que o apoiavam. Conta-se que de entre as pessoas que lhe escreveram, estava uma jovem cega, Asterius, por quem se veio a apaixonar, tendo esta recuperado milagrosamente a visão. O bispo chegou até a escrever uma carta de amor, assinando "de seu Valentim". Foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d. C.